segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Paixão de primeira.






Se me dissessem há 15 anos atrás que eu beberia de sexta até domingo por causa de um time de futebol, eu não acreditaria. Pra começar há quinze anos atrás eu tinha 9 anos e não dava a mínima pra futebol. O motivo de tanta comemoração? Após 16 anos, o meu glorioso alvinegro de Porangabuçu, Ceará Sporting Club, não participava da divisão de elite do futebol brasileiro. Voltamos pra onde nunca deveríamos ter saído.

A minha paixão começou em uma final de Copa do Brasil, ano de 1994. Grêmio x Ceará no Estádio Olímpico. A minha capital alencarina vestiu-se de preto e branco para a conquista que seria a mais importante da historia do Ceará Sporting Club.

O time perdeu com ajudinhas escusas de um certo Godoi e eu, que vi rostos antes eufóricos se converterem em expressões frustradas, resolvi abraçar as cores do mais querido, o alvinegro famoso de Porangabuçu.

Passei a freqüentar estádio, experimentei a sensação de ser tetra, vibrei com varis vitorias, até ficar sem voz, vi alcançarmos a hegemonia do futebol cearense, mas também vi campanhas sofríveis, dirigentes irresponsáveis e corruptos jogarem nosso clube em situação vexatória.

Amei o preto e o branco com mais força em tais situações. Rumo ao Plácido Aderaldo Castelo ou ao Presidente Vargas, às vezes enrolada em uma bandeira alvinegra, outras trajando apenas o manto, sempre carregava comigo o orgulho de ser Ceará Sporting Club, orgulho de quem nasceu com a vocação pra grandeza, não importando os percalços ou humilhações. Torcida fiel, vibrante, na alegria e na tristeza, na campanha irretocável e na campanha vergonhosa.

Diz o nosso hino que a nossa glória é lutar. E nada poderia traduzir melhor o sentimento e a paixão alvinegra. Nesta Série B sofremos com mais roubos deslavados, gol de mão, lutamos contra doenças de atletas, catapora do Mota e do Rômulo, experimentamos a lanterna da competição e tivemos que contar com o descrédito da imprensa e a inveja de adversários

Havia, porém um homem de fibra, chamado Evandro Leitão, presidente torcedor, que saiu da arquibancada para reestruturar o Ceará. Em campo: Lopes, Adilson, Bonan, Erivelton, Fabricio, Anderson, Fabio Vidal, Boiadeiro, Jorge Henrique, Careca, Heleno, Michel, João Marcos, Geraldo, Mota, Wellington Amorim, Romulo, Sergio Alves, Misael, Preto, Reinaldo, Luisinho. Na borda de campo, o comandante Pc Gusmão.

O Ceará volta a série A após 16 anos. Volta em grande estilo. Enchendo a nação alvinegra de orgulho e euforia. Lágrimas por todos os lados, gritos, lotação no aeroporto na espera dos heróis, carreata gigante, amor em preto e branco. Bandeiras, fogos, hino, musica, emoção. 100 mil pessoas, 200 mil dizem uns. Festa digna de quem é grande por natureza. Ceará Sporting Club.
Obrigada a todos os guerreiros que tornaram este momento possível. Obrigada gandaia alvinegra por ser a torcida mais apaixonada, mais fiel e mais linda deste estado.

7 comentários:

Benhur disse...

Acho legal ver alguém torcer de verdade pelo seu time, independente da situação em que ele se encontrar. Eu torço pro Coritiba e quando meu time tava na segunda divisão eu vi muita gente que antes se dizia coxa-branca falar que não torcia pra time nenhum. Acho que o torcedor de verdade apoia seu time mesmo que ele esteja na lanterna de qualquer divisão.

Gutt e Ariane disse...

Tomara que não faça como a Portuguesa, que subiu e no ano seguinte, despencou novamente ¬¬

Rafael Ayala disse...

Salve Lorena!

O texto foi o depoimento de torcedor mais emocionado que eu li sobre o acesso.

E tem coisa mais bonita que ser torcedor de verdade? De sofrer e se alegrar com um time, com o time, com outros milhares de desconhcidos e conhecidos que têm em comum o mesmo amor? A mesma paixão!

Toda comemoração ainda é pouca devido À tal feito. Há de se comemorar bastante ainda! Sábado o castelão vai ser palco de uma festa alvinegra sem sombra de dúvidas.

Parabéns ao Ceará Sporting Club pela volta À elite do futebol!
E agora é planejar para ficar e fazer a alegria do maior patrimônio do clube, a torcida!
Beijos e abraços!
=]

L.aiila Hyses disse...

eu sou corinthiana (assuviando)
mas tipo eu acho mo legal a paixao pelo time e entendo oq vc ta falando ,
nao sei como é possivel mas a emocao do gol toma conta da gente
ou a triteza de quando o time perde
eu adoooroo asisti jogo
adoro a emoçao que sinto nessas horas
mesmo meu time do coraçao sendo o Corinthians akosksokasoa's

Kaos Kotidiano disse...

Mil desculpas por ter sumido...
é que no meu blog não está atualizando oteu, vi isso hj, desculpas mesmo, irei ler isso q vc postou com calma, mais desde antemao, parabens pelo vovô, por aqui a festa pelo acesso tmbm é grande(ATLETICO-GO), e mais uma vez desculpas, serei um arduo leitor
hehehehe


bjos e até....

Livia Queiroz disse...

Aaaaaaaah Loren vc me faz amar ler sobre futebol, coisa q eu detesto!
MAs vc sempre muda meus conceitos rsrsrsr
Adoreeeeeeeeeeeeei Loh, aliás, quando é q eu n adoro o q escreves hein?
minha escritora favorita!

Lorenissima

Claudio Henrique disse...

Parabéns ao Ceará pela volta a elite do ano que vem. Ótimo blog Lorena. Passarei aqui mais vezes também. Visite o meu blog quando puder ok?

Beijos