quarta-feira, 11 de junho de 2008

O ultimo a saber


Mais um escrito de prosa desenterrado, é preciso coragem amigos. Inda mais quando não se dispõe de uma criatividade das boas. O que eu prezo são sempre as mesmas historias, o que muda é só oe jeito de contar, apenas a escolha das palavras... Sem mais delongas, eis aqui...



Sim, ele sabia que havia algo de errado. Era só apontar na rua e começavam a cochichar. Era um tal de risinhos e comentários que só ele não podia ouvir. Ele ainda olhava pro lado, pro outro, mas nem adiantava. Era ele mesmo o motivo, o centro da atenção. E Pedro tentava compreender o que estava acontecendo. Até seus amigos paravam de conversar quando ele se aproximava e logo tentavam mudar o rumo da prosa sem que ele se desse conta. Descobriria o motivo mais cedo do que imaginava.

Resolvera chegar em casa mais cedo.Fechou a marcenaria e foi caminhando. Lá chegando estranhou as luzes todas apagadas. Onde estaria Catarina? “Ow mulher com mania de sair”. A noite já era demais. E passou a chave na fechadura. Só então se dera conta que não estava trancada. “Mulher mais maluca, sai e deixa a porta aberta”. E foi entrando e acendendo as luzes. De repente ouviu uns barulhos vindos do quarto e foi ver o que era. Era Catarina e João no quarto na maior diversão do mundo. “Aquele ajudante de padeiro filho duma égua”. Pedro não conseguiu gritar, bater, alarmar, espraguejar. Ficou inerte olhando a cena. A mulher quando se deu conta tentou explicar-se e o ajudante pra variar saiu correndo segurando o lençol. Cena clássica.

Agora ali parado, a voz da mulher ao longe dizendo algo parecido com “a culpa não foi minha”, e tudo girando, a vista embaçada, a lembrança dos risos e cochichos. O motivo finalmente descoberto. Melhor seria nem saber. Ou não? Melhor viver eternamente enganado ou sofrer com a descoberta da mentira? Já nem conseguia pensar direito. Saiu do quarto a passos trôpegos, pouco se lixando pras explicações de Catarina. Ela parecia invisível aos seus olhos embaçados.

Ao abrir o portão e sair de casa, viu a vizinhança reunida. Agora rindo solenemente, sem pudor, enfim rindo com vigor e sem medo. O corno já sabia. Finalmente, como demorara. Sempre o último, mas nem por isso menos importante ocasião. O que se estranhava era o homem ali com cara de parvo. Sem sangue, nem gritos, nem alarme, nem palavrões. Sereno, visivelmente abalado, mas sem nenhuma veia saltada, sem um pingo de suor correndo pelo rosto, sem uma lágrima descendo pelos olhos. Inerte, sentado na calçada, segurando a cabeça cabisbaixa com as mãos, apenas ouvindo risos e deboches.

8 comentários:

Livia Queiroz disse...

Puxa...
Tadinho de Pedro.
Mas o pior mesmo foi o "não saber o q fazer", foi a não-reação.
Em qualquer outra historia o "corno" faria um alvoroço, digno dos mesmos.
Mas e ele? Nada...
Acho q sei o quanto dói sofrer calada,(mas nunca passei or essa situação do Pedro aí não, rsrs)...
Eh ruim sentir vontade de gritar, sentir que precisa fazer alguma coisa e não consegui.
Sufocaaaaaa
mto!

http://queiroz19.blogspot.com/

Anônimo disse...

Coitadooo gente...
que história bacanAaa.. huhuhuuhuh

Visita lá: http://reflexxando.blogspot.com/

Cássia disse...

Obrigada pelos elogios...
Mas a princípio td mundo fica meio assim com meu Blog hahahahahahaha
O amor, pra mim está sendo uma merda hahahahahaha
Eu sempre ponho uns textos novos, quando tenho uma inspiração legal.
Vou te linkar tbm...
Bjos!

Anônimo disse...

Nossa!, faço saber as mesmas palavras: coitado. Você conseguiu absorver bem esta idéia. Está objetivo o seu pensamento.

Pigarreando disse...

Sem comentários...se eu fosse o Pedro com certeza a estória teria um final diferente...

Mas se fosse um dos amigos...ele saberia bem antes! Coitado, o danado é corno e ainda num tem amigos!

humpfff...q dó!

Dih Fernandes disse...

O corno sempre é o último...
Corno e pai na verdade né!!!

http://www.avidanobeco.com/

Milla disse...

Seria interessante ver a continuação dessa história... Deu dó do Pedro, mas o drama silencioso foi perfeito!

Bjs!

Dih Fernandes disse...

Olha eu aqui denovo!!!

http://www.avidanobeco.com/