quarta-feira, 20 de maio de 2009

Regininha Soares: venturas e amarguras de uma jornalista faz-tudo




Eu sempre me dei bem com a dissertação. Bem fácil. Receitinha simples: pá introdução, pá desenvolvimento, pá conclusão. Redações sempre impecáveis, teses bem construídas e embasadas.

Então um dia eu descobri a poesia. E o que não faz o amor, este maluco inconseqüente, rápido a gente se põe a rimar, quando nos maltrata o amor ausente. Simples assim, bastam a paixão ou desilusão pra conseguirmos tal fim.

Então um dia me empurraram a crônica goela abaixo. Sabe como é, jornalista não se pode dar ao luxo de recusar nada, profissão de generalistas, experts em qualquer assunto. Marcão, o chefão, virou pra mim e disse:

- Regina, as crônicas de domingo são suas.

A Regininha aqui não teve como dizer nem ai nem ui. Marcão não pediu, impôs. E o que me restava a não ser escrever as famigeradas crônicas do domingo. Mais de meio mundo já tinha sido incumbido da tal tarefa e sempre dava em merda. Sabe como é jornalista, acaba levando tudo pra política, pra posição ferrenha. E lá vai a crônica de domingo, que era pra ser leve e modorrenta feito o domingo, se transformar em pauta e motivo de discussão na cidadezinha de deus me livre onde eu trabalho. Cruzlândia o nome da terra, destas de interior, igual a todas, com gente fofoqueira e ruas estreitas.

Marcão foi claro:

- Não me vem com pérolas em Regina. Já to de saco cheio. Se tu me vier com alguma presepada eu ponho no lugar desta merda um anuncio dizendo: Falta de crônica por incompetência da jornalista Regina Soares.

Uma seda este Marcos Taveira. Por isso é adorado por toda redação.



E cá estou, na quarta-feira a noite querendo a horas começar esta merda, tentando relembrar algum fato engraçadinho/bonitinho/levinho da semana. Já tentei encaixar um cachorrinho, um bebezinho, um cafezinho na padaria, mas também não quero que a crônica cheire a patifaria. Haja café pra ficar acordada, haja saco pra não mandar tudo as favas e haja criatividade pra fazer um crônica engraçada...



Continua...

9 comentários:

Anderson Meireles disse...

MEU SONHO É ESCREVER UMA CRÔNICA...
MAS DESSA MENTE ANALFABETA SÓ SAEM VERSOS DE AMOR...
OBRIGADO PELAS VISITAS, VOLTE SEMPRE QUE PUDER E QUISER,
ABRAÇO!

Wander Veroni Maia disse...

Oi, Regina!

Também sou jornalista e sei o quanto é complicado ter que escrever sobre uma coisa leve quando a sua cabeça quer falar de mil e outras coisas...heheheh. A minha dica é de vc falar sobre algo do cotidiano, como briga de casal, assuntos de comportamento, tipo família, amigos, etc. Sempre tem um caso que mereça ser relembrado.


Abraço

Anônimo disse...

Muito Obrigado Pela Visita Ao Meu BlogSite Pato Cursos... =D

Te Espero de Volta...


Seu Blog tá Maraaaa!

Adriano disse...

Não é facil memso..hehehehe

A inspiração virá do nada, em uma hora que voce nao espera... ai voce começa a escrever e nao para mais...

:P

Boa sorte

Se puder visitar meu blog passa lá :P


Meu blog

http://colunasdehercules.blogspot.com/


TWITTER:

http://www.twitter.com/c_hercules

Mau Santos disse...

Você me fez lembrar de uma livro que li na adolescência (e lá vai tempo...) O Enigma na Televisão, da série Vagalume. Um dos personagens era um reporter iniciante, conhecido como "garoto das amenidades" , pois era chamado apenas para matérias leves e superficiais, quando o que ele mais queria era ir a campo investigar e fazer matérias de verdade.
Boa sorte... rs...

Mau
http://frag-reflex.blogspot.com/

lorena disse...

na verdade eu não sou a tal regina gnt. sou uma ex-jornalista, graças a deus, satirizando este mundo louco e estes seres sofredores que são os jornalistas. só isso

coitada da regininha, escrever por pressão nunca mais, agora só por prazer.

=]

Simone disse...

(Se inferno existir, é pra lá que eu vou: morri de rir quando li "Oi, Regina!")


É ruim reprimir talentos e acho que essa profissão faz muito disso, até chegar seu ápice. Estás fazendo o quê, agora?

Beijo!

Bruno de matos disse...

muito bom,como tudo que escreves
tchau

Livia Queiroz disse...

Aaaaaaaai me mata! rsrs

Adoro essa cronica...
Ja a tinha lido.

Ai ai me ensina a escrever assim.
Cronicas não são o meu forte!
Mas ainda bem que há escritores como você pra que eu possa entrar em contato com esse mundo fascinante desse tipo de escrito...


bjoks

Adoro-te parceira