terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Pequena crônica carnavalesca

Sempre preferi crônica, acho mais “cool” que o conto, que pra mim sempre foi uma prosa sem fôlego. Sem tirar o merecimento dos bons contistas. Deus salve Torga e Moreira Campos, mas acho que conto é pra poucos.

Por isso prefiro a crônica, mas fazer o que? Percebi cedo que não tinha talento e tive que me arranjar com a poesia. Rima daqui, rima de lá, e num instantinho eu me ponho a versar.

Mas a crônica é meu sonho de consumo. De vez em quando eu penso: quem sabe não é questão de pratica? Por isso tem manhã que saio de casa de óculos escuros na cara, protetor no rosto que o sol do Ceará é de lascar e fico só olhando, mirando. No ônibus: só observando o que dá pra tirar de bom pruma crônica, embate entre cobrador e o povo por conta de cinco centavos, da falta do troco,a guerra diaria dos terminais, o empurra-empurra, a falta de respeito com a fila.

Taí um bom tema de crônica, a malandragem do brasileiro, ou melhor seria chamar de cara-de-pau? Num sei, eu bem que podia emendar a cara-de-pau e começar a falar da ordem do amigo do meu primo. Se você quiser eu falo com o amigo do meu primo pra ele te arranjar aquele ... Vai dizer que nunca ouviu?

Brasileiro tem mania de querer facilitar tudo, querer brecha em qualquer esquema, querer uma parada 0800, querer emprego, num querer trabalho. o sonho de todo brasileiro é ganhar na mega sena e mandar tudo pra casa do caralho. Pelo menos o meu é. Vai dizer que não é o seu?

Brasileiro viu tanta praia espalhada pelo território que se pudesse só vivia de sombra e água fresca, em carnaval o resto do ano. E a conta quem ia pagar meu filho? Só faltava mesmo inventar um esquema do tipo Bolsa Carnaval, pule os quatro dias da folia de Momo com subsídios do Governo Federal. A fila ia ser maior que a distancia do Oiapoque ao Chuí.

E por falar em carnaval, dia destes lendo o jornal vi que tinha neguinho em Minas puto com a prefeitura municipal. Motivo? Por conta da crise o seu prefeito disse: “Este ano a prefeitura não organizará Carnaval, nem bandinha, nem axé, nem trio, nadica de nada”. Teve nêgo propondo reduzir o orçamento da educação em 10% pra folia não passar em branco. E a questão da probidade administrativa que fosse pro ralo.

Já que o negocio no Brasil é esculhambado mesmo, a galera pensou que esculhambar com algo divertido é bem melhor. O problema é que a esculhambação é sempre divertida. Só que quem se diverte é quem se beneficia dela. Ou você acha que o Sergio Naya, o Luis Estevão e o juiz Nicolau não se divertiram pra caramba?

10 comentários:

Simone disse...

Bolsa Carnaval é ótimo! Haha

Também prefiro a crônica. E essa daí não ficou nada leve, hein? Tá mais pra INTENSA. :D

Biejos

Carla P.S. disse...

Mas a consciência pega. E brasileiro não é mal-caráter, o problema tá na raça. Nós, humanos, ainda temos muito o que aprender. Daí, justos, daí, felizes.
Um café filosófico.

Livia Queiroz disse...

Dááá-lhe parceira!

Quando eu crescer quero aprender a escrever assim...

Mas Bolsa Carnaval foi ótimo!! rsrsrs
E qnto a pagar a conta...quem mesmo quer pagar conta hj em dia?
rsrsrsrsr

bjaum

Pingo de Leite disse...

Sabes que estas festas grandes (carnaval, copa, etc) estão todas relacionadas às Olimpiadas? Os gregos criaram as olimpíadas a fim de "distrair" o povo qto as tramóias que armavam. Um povo com divertimento não tem fome. É assim que se pensa em momento de crise. A indignação desse cidadão pela fato de não haver a festa carnavalesca em sua cidade justifica-se assim...

Unknown disse...

gostei

Patrick Demarchelier disse...

auhauhahuuhauha... "esculhambação é sempre divertida" - Frase do dia!!! adorei

Felipe Ferraz disse...

Odeeio carnaval...odeio calor...e tudo qe eh envolvido com VERÃO!

Parabéns pelo blog.

entra se poder

http://www.felipeferraz.blogspot.com/

Rafael Ayala disse...

Tu não tem talento? Que é isso? tu é cronista sim! e das boas!
Eu lembro que um cidadão dia desses cadastrou o gato no bolsa-família...
E o bolsa carnaval tem sim, mas pros políticos, aliás, bolsa caranval, pascóa, reveillon e natal, tem bolsa pra tudo.
E brasileiro, ê ê, gente boa, gente ruim, mistura mais doida...
e eu quero mais crônicas viu? ótimas!
e como disse a Simone, tá mais pra intensa msmo essa.
teu humor e ironia tão aí, são o tempero, quem disse que não tem tempero?
bjoo grande!!
=]

Kaos Kotidiano disse...

No Brasil é complicado demais, cada um enxerga seus próprios interesses,a verdade é essa, veja só, reduzir 10% do orçamento da educação por conta de festas?E depois querem que o país se orne potencia!!!hahahaha
adoro crônicas, cotidianos, pessoas e o caos geral que aqui assola!
beijo e ate!

Don disse...

bah, muito bom esse humor e ironia, vou passar aqui mais vezes!

dá uma passada no meu, vê o que acha dos poeminhas ((((:

see ya!