terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Quem se conforma não cresce



Eis que mais uma vez luto contra a verdade das verdades: não sei cronicar. Muitos dizem ser falsa modéstia, só pra receber mais e mais elogios. Não é. Eu juro! E quanto aos elogios eu os estou dispensando, aceito o equivalente em reais. Banco 01, ag ....-. , c/c .......-. Qualquer coisa fala comigo, que não vou colocar meus dados bancários aqui.

Ironias a parte, veio-me uma idéia de crônica. Foi mamy quem a deu."Minha filha a vida é isto mesmo. Há que se conformar". Que me perdoe minha santa mãezinha. Mas isto mesmo é o cacete. Já pensou se todos os seres humanos fossem adeptos da filosofia "da vida é isso mesmo". Ainda estaríamos comendo carne crua e andando vestidos com peles de bicho.

Quem se conforma não cresce, é obvio. Precisa de explicação? A vontade primeira de todo homem deve ser a revolução. Deve ser a subversão, deve ser o desejo de mudança, de quebra de rotina e paradigma. Sim, o desejo do caos, porque não? Porque viver simplesmente o aceito e permitido?

Fosse assim ainda estaríamos no namoro de cadeirinha com término as oito da noite, sob a vigia do painho.

Fosse assim ainda estaríamos casando sem amor, enquanto a barriga não cresce.

Fosse assim não teríamos músicos, escritores, blogueiros, bailarinos. Nada disso dá dinheiro. A vida é assim mesmo. E aí teríamos milhões de advogados, médicos, dentistas seguindo feito carneirinhos seu pais e avós também médicos, advogados e dentistas.


Fosse assim eu não estaria fazendo esta crônica, porque não sei cronicar. estaria rimando de lá e de cá, porque a vida é isto mesmo. Há que se conformar

Quem se conforma não cresce, quem se conforma não vive.

9 comentários:

Anônimo disse...

Lorena, por falta de poder aquisitivo não poderei estar depositando certa quantia na tua conta, mas considere-se elogiada! Haha

Adorei, mesmo! É isso que eu sempre defendo: mudança sempre, conformação nunca. É por isso que a revolução mais sangrenta me simpatiza mais do que a submissão mais pacífica.

Um beijão!

Livia Queiroz disse...

Loreeeeeeeeee À cada dia q passa vc m surpreende parceira??
Quem n sabe cronicar aqui sou eu!
Vc deu um show!
Como sempre...

Adorei...
Mudança faz mesmo parte dessa loucura toda que denominamos cegamente de Vida.
Conformismo não leva a lugar algum...
Li uma frase hj q diz: "Nada fazer é o caminho certo para não ser ninguém. "


Bjaum parceira!

Carla P.S. disse...

Ah sim, me identifiquei com o contexto..Eu tô nessa fase "mão na espada se a luta é boa" e - sobre o espiritismo - estou tendo esse sustentáculo, poderoso em sua origem. Que os seus caminhos sejam repletos de força e determinação.
Um café, bem terreno.

Bruno de matos disse...

é verdade,quem se deixa estagnar,quem se conforma,não evolui.essas pessoas que pensam dessa forma não chegaram a lugar algum pq estão felizes com oque tem
talvez seja medo de mudar
talvez simples medo de que nada de certo...seja lá pelo oque for ainda acho que mais vale arriscar.
a parte do subversivo sempre me atraiu,em todas as áreas da vida é bom fugir do comodismo,dos moldes,do que já vem pronto
e seguir adiante ,pq parado não se chega a lugar algum

Bruno de matos disse...

p.s:txi adoruuuuu muitaozao moça
beijos
=*

Anônimo disse...

Quero nem saber, eu vou elogiar!
heuaheuae
gostei muito do texto, e concordo com ele todo!
maravilha, isso é fato! a gente não pode nem se conformar e muito menos se acomodar ( que na real é quase o mesmo =P ) .

a vida é assim mesmo, tem que se conformar... é o cacete!

Italo Sena disse...

Me identifiquei muito com o texto.
Muitas vezes me pego pensando: -Putz, por que eu não nasci na ditadura militar?
Me imagino, correndo na rua com minha blusa amarrada na cabeça com um pedaço de pau na mão e gritando "Viva a revolução!"
O título da postagem diz tudo: "Quem se conforma não cresce"
Muito bom...

Rafael Ayala disse...

"Quem se conforma não cresce, quem se conforma não vive."

Lorena, por conta da crise, não poderei depositar tal quantia (com crise ou sem crise ia dar no mesmo heheeheh)

Eu li uma frase do millor hoje que dizia assim( ou quase isso): "quem se curva aos poderosos mostra a bunda para os oprimidos". E tu me pergunta: o que isso tem a ver?

bom, mais uma vez, nem sei, viagens mesmo heheehhe

eu tô com um problema agora, ia te falar outras coisas, mas como não comentei na hora é capaz de ter esquecido o que ia dizer

e no penúltimo parágrafo ainda rola uma rima né? só pra não perder o costume (foi de propósito? hehehe)

desculpa o comentário confuso, mas é como estou agora, deve ser o calor que faz ehehehhe

bjo grande!
=]

Kaos Kotidiano disse...

Com certeza, o conformismo deixa a pessoa estática, e a subversão, caos, tudo está dentor de nós, só não é despertado à ponto de fazer uma certa "revolução".
Mas a realidade é o que se mais vê, são pessoas conformadas, com a vida que leva, com o que o sistema lhes oferece e simplismente não movem uma palha para mudar seu destino e só vivem à reclamar...
Ahh, enquanto as suas crônicas, tu é boa sim, mais elogios servem de termometro para ver se teu ego é compativel com seu estado de espirito e teus sentimentos proprios!

até...