domingo, 8 de fevereiro de 2009

Um ano



Um ano, 365 dias, 12 meses. Se eu fizesse um apanhado do que aconteceu na minha vida em um ano, seria preciso mais de uma postagem para colocar aqui o que houve de realmente importante: as alegrias, decepções, conquistas, derrotas. Mas isso já foi feito ao longo de um ano de blog. Não há como negar que um blog é aquilo que o seu dono está passando. Há também a ficção, mas até isto é fruto de um período de mais ou menos liberdade e maturidade

Há exato um ano, numa fase de puro ócio, aguardando ser convocada por um concurso da vida, eu acordava ao meio-dia, dormia às três da manhã. Relógio biológico de cabeça pra baixo. Foi quando surgiu uma idéia de blog. Mais uma vez, diga-se de passagem. Já tive três blogs, os outros dois não duraram nem um mês direito. Foram assassinados pela falta de interesse e inspiração. A mim sempre me pareceu que o blog fosse uma espécie de diário teen. Uma febre contra a qual sempre lutei.

Nada como o ócio pra entender que o blog pode ser uma bela ferramenta pra dar vazão a produção literária, ótimo lugar pra encontrar gente de todo tipo, de todo lugar e com tanta inteligência e sensibilidade. Fiz poucos, mas bons parceiros ao longo do ano.

O lugar de leveza tem cumprido perfeitamente o seu papel. Trazer um pouco mais de leveza pra essa minha mente perturbada. Trazer um pouco mais de leveza pra quem o lê. As vezes ele parece um pouco irônico, sarcástico, ácido, mas a essência é leve, podem acreditar.

Há um ano eu tive uma idéia de texto, de onde surgiu o nome do blog. Pra quem não conhece aqui vai. O ponto de partida de tudo. Sejam leves, hoje e sempre. A vida vale mais a pena assim.


Ser leve

Leve
Ser leve
Tão difícil. Tão bom
Quando você consegue...
Ah! Que sensação boa é a de ser leve

E se não for pedir muito
Leve-me com você, me leve!
Partilharemos leveza
O sol, o mar, um som
Pode ser rock ou reggae
Talvez até um samba me alegre

E eu não queria que fosse breve
A tal sensação de ser leve
Sinto ela em toda situação
Cantando, dançando, ouvindo a canção

Mas a tal leveza dá e passa
Por mais que seja estado de graça
Sempre faz a gente querer o bis
Desejando sempre e sempre a sensação de ser feliz

Ser leve é caminhar
Ver o pôr-do-sol, se emocionar
Ser leve é não gritar, evitar brigas e te abraçar
Ser leve é duvidar, não querer certezas, não censurar

Ser leve é chorar sem pudor
Não ter vergonha da dor
Achar que apesar de tudo
Ainda vale a pena o tal de amor

Ser leve é tomar banho de mar
Ficar besta vendo o luar
Trocar textos e poesias
Compartinhar músicas e alegrias

Não falo da leveza que traz a cerveja
Se bem que ela não é de todo má
Falo da leveza que traz o abraço
Terno e macio, que leva embora o cansaço

Ser leve é encontrar a solução
Rir do problema
E ver que não há dilema
Que não se resolva com uma boa intenção

Ser leve é desejar ver todo dia
Aquele teu riso cheio de alegria

Ser leve é desejar sentir o cheiro do mar
Vendo tudinho de cima da duna
Ver ele se desmanchar todinho em espuma
Pedindo pro entardecer nunca acabar

Ser leve é quase uma filosofia
É meu desejo e ambição
Como não tenho nenhuma na vida
Elejo a leveza minha religião


9 comentários:

Anônimo disse...

PERFEITA E POESIA!

E, acredite, minha "vida bloguística" foi exatamente do mesmo jeito. Tive vários blogs "diário teen" que com certeza não duraram um mês. Aliás, como são de emails antigos devem estar boiando por aí...

Foi há pouco que descobri o blog como tu: um lugar para produzir e publicar criatividade.

Adoro o seu blog e os seus textos, Lorena. Parabéns por seu 1 ano de blog e que venham muitos ainda - todos muito leves!

Flavio Ferrari disse...

Parabés Lorena.
E que o blog te leve para muitas e deliciosas aventuras.
Tks pela visita ao Arguta Café.
Beijo.

Carla P.S. disse...

Parabénssss!!!!!!!
É, com certeza, uma dádiva ser leve. Poucos os conseguem, visto que a vida é dura, ver a poesia escondida por trás de cada arranhão. Até nas cicatrizem jazem belezas, no mar, nas dunas, na linda lua. Amo seu espaço, me sinto realmente leve, e fico lisonjeada por saber-me um dos cantinhos escolhidos de visita. Que os café que ofereço, nessa data tão querida te tragam ternura, carinho e poesia. Além de, claro, muito amor. Tim, tim!
Um cafezão, um beijo e um abraço.

David Sampaio disse...

Feliz aniversário pro seu blog.
O meu tem só 3 meses e já fiz até algumas amizades por aqui.
Me sinto muito bem quando paro para ler livros e encontro algo interessante para colocar no meu blog.

Ter um blog é uma forma de exteriorizar um pouco do que nós somos.

Abraços!

http://arvoreando.blogspot.com/

Anônimo disse...

PARABENS QUE MUITOS OUTROS ANOS SE REPITAM

Milla disse...

Ser leve é pra poucos! Não sou tão leve, mas tenho os meus momentos.. A leveza é a paz... E é realmente a melhor coisa.
Adorei o poema!

Parabens por um ano!!!

Bjos!

Bruno de matos disse...

É,parabéns pelo aniversário do te blog!!!
quem dera o meu durar tanto.
É,se tem alguem que eu conheçoque pode se dizer leve,ou pelo menos qe chegue perto disso,é você mesmo.
bjao moça!!!

Kaos Kotidiano disse...

Primeiramente parabens! e segundo que a leveza com q se conduz a vida e o que nos cerca, é a melhor forma de se livrar do caos diario, pena que nem sempre consigo viver em plena leveza!
Seu jogo de palavras é algo fantastico!

até qualquer momento!
paz...

Rafael Ayala disse...

Olhe, eu nem podia ficar de fora de um poste desses, tinha que comentar certeeeza!!!
vim outro dia aqui, ia ser o segundo a comentar, mas tava no estágio e aí nem rolava.
muito bom poder ter acompanhado desde o começo, desde antes do começo.
"Só pra dizer que lendo nossos escritos, e-mails e scraps, eu vi como a gnt mudou e cresceu e quanto tudo aquilo foi e é fundamental."
e preciso dizer mais?
não, mas eu digo.
continue, sempre, e mais e mais
e qualquer coisa, estarei por aqui
se cuida
parabéns!
bjooos
=]